MARCAS DEGENERADAS: “O efeito destrutivo do excesso de notoriedade”
Você sabe o que são as Marcas Degeneradas?
Talvez você não tenha ouvido falar deste termo, ou de diluição, generificação e vulgarização de marcas, mas certamente você conhece várias marcas que se relacionam com estes institutos.
Uma marca degenerada pode ser percebida quando o nome desta passa a se confundir com o próprio produto que a empresa comercializa.
O terreno fértil para a ocorrência deste fenômeno ocorre quando há a manutenção por um longo período de determinado produto (geralmente disruptivo para a época) de uma fatia majoritária do mercado. É muito comum que algumas dessas marcas as pessoas nem tomem conhecimento que são marcas de fato, e não o nome do produto. Segue alguns exemplos de marcas degeneradas:
ASPIRINA (Nome do produto: medicamento antitérmico e antiinflamatório ou “ácido acetilsalicílico”);
CATUPIRY (Nome do produto: Requeijão);
COTONETES (Nome do produto: Haste flexível de plástico com algodões em suas pontas);
CHICLETS (Nome do produto: Goma de mascar);
XEROX (Nome do produto: Fotocópia);
ISOPOR (Nome do produto: poliestireno ou EPS);
GILLETE (Nome do produto: Lâmina de barbear).
Apesar de em um primeiro momento parecer benéfica, esta condição é geralmente evitada pela empresa titular da marca, pois, embora a marca esteja constantemente “na boca do povo”, esta perde a sua principal função como marca, que é sua distintividade perante os concorrentes. Sendo assim, pode acontecer de, por exemplo, em uma receita que é indicado o uso de “Catupiry”, a pessoa usar um requeijão genérico, acreditando se tratar exatamente do mesmo produto. Neste exemplo, a marca “Catupiry” deixou de vender.
Interessante notar que a diluição marcaria é um fenômeno que demanda tempo para se instaurar e geralmente ocorre a nível nacional, uma vez que pode acontecer de em determinado país aquela marca demorou a ter concorrentes significativos, enquanto em outro país, não.
Gostou do post? Comenta ai se você não sabia que algum dos exemplos mencionados acima eram marcas!
Envie-nos um e-mail